segunda-feira, 22 de julho de 2013

MEDICAMENTOS CAUSAM CÁRIE? Antibióticos”enfraquecem” o dente? Mito ou Verdade?

MEDICAMENTOS CAUSAM CÁRIE?
Antibióticos”enfraquecem” o dente?
Apesar de freqüentemente pessoas relacionarem cárie com o uso de antibióticos, principalmente durante a infância, os medicamentos antibacterianos NÃO estão entre os fatores causadores de cárie. Isso é mito.
Muitos pais relacionam o uso de medicamentos ao “enfraquecimento” dos dentes, mas isso, de fato, não acontece por “causa” do medicamento (sua fórmula).
O USO DA MEDICAÇÃO NÃO PREJUDICA OS DENTES, MAS A MANEIRA COMO ELA É ADMINISTRADA, SIM!
Isso mesmo. O que pode aumentar o risco de problemas dentários não é o princípio ativo do medicamento, e sim a forma como ele é administrado: solução adocicada e/ou ácida.
Se o mesmo medicamento fosse administrado na forma de cápsulas, comprimidos ou injeções, haveria risco menor de prejuízo aos dentes.
Geralmente, antibióticos para crianças são administrados em forma de solução (xarope doce) e eles são muitas vezes administrados durante a noite e também de madrugada…
Nesses xaropes, tem SACAROSE, que é açúcar, e é isto que prejudica os dentes, pois é muito difícil depois do “xarope de madrugada”,com a criança doente, haver uma escovação para limpar os resíduos do xarope, então a criança dorme com esse açúcar na boca, propiciando a cárie.
MAS, EXISTEM MEDICAÇÕES QUE FAZEM MAL AOS DENTES?
Sim! Mas sua composição por si só não desencadeia a cárie, como explicamos acima. Por exemplo, a Tetraciclina, causa manchamentos nos dentes, e existem outros medicamentos que a mãe pode tomar durante a gestação que podem vir a alterar a cor, tamanho, formato e “lisura” do dente do filho, o que chamamos de hipoplasia ou hiperplasia de esmalte e outras alterações.
Mas é importante lembrar: CÁRIE não é causada pela medicação, e sim pela maneira que esta é administrada.
via odontoshopbutanta.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário